Comece a prosear
Sem categoria

Conheça 3 tipos de comunicação interna

20 de outubro 2 min. de leitura

Uma boa comunicação interna garante o alinhamento entre os agentes de transformação da empresa — colaboradores, fornecedores e parceiros — com os objetivos e expectativas de crescimento do negócio. 

Além disso, aumenta o comprometimento e a sensação de pertencimento das equipes de trabalho, elimina gaps entre processos, incrementa a produtividade em função do nível de satisfação e inibe incompatibilidades na cultura organizacional.

Contrapondo um cenário anterior, em que as empresas somente se dedicavam à comunicação com a comunidade e o mercado, hoje presenciamos o cuidado de muitas organizações com o caráter humano e a qualidade da experiência no ambiente laboral. 

Essa mudança é amparada pela adoção da tecnologia, como sistemas de gerenciamento de projetos e equipes, que dão suporte à fluidez e transparência do fluxo de informação em âmbito organizacional. 

Neste artigo, destacamos os principais tipos de comunicação interna empresarial, suas características e influências na qualidade das relações no ambiente de trabalho. Confira!

1. Horizontal

A comunicação horizontal, assim como o nome sugere, acontece sem distinção de cargos ou funções, desde que eles estejam em um mesmo nível hierárquico. 

Nesse sistema as informações são compartilhadas de forma mais fluida e todos têm acesso a um alto nível de dados, independentemente se eles estão associados ao setor em que o colaborador ocupa.

Esse tipo de comunicação interna favorece a troca de insights e o bom relacionamento interpessoal entre todos os colaboradores. Além disso, devido à sua lateralidade, ela aumenta a integração entre os setores.

2. Vertical

A comunicação interna vertical é usada para transmitir informações aos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, de forma que líderes e gestores transfiram conhecimento e insights aos seus subordinados e vice-versa. 

Esse é um tipo de compartilhamento de informações restritiva, pois limita a troca livre de dados entre os pares, embora seja favorável para processos que exigem maior controle e nível de qualidade. 

Como a relação vertical baseia-se em dois fluxos, o ascendente e o descendente. No fluxo ascendente, geralmente as comunicações são feitas de forma escrita, para garantir a integridade, autenticidade e a irretratabilidade das informações que viabilizam uma tomada de decisão mais acertada.  

Já no fluxo descendente, as solicitações são comumente orais, pois acontecem em comunicados e reuniões. 

3. Diagonal

A comunicação diagonal tem como principal objetivo manter o fluxo de informações entre as equipes de diversos setores e níveis hierárquicos. Dessa forma, gestores e colaboradores têm acesso ao mesmo tipo e nível de criticidade de informação. 

Esse tipo de comunicação interna é usado principalmente em reuniões abrangentes, em que é necessário informar a todos sobre metas, novos projetos e objetivos da empresa. 

Por esse motivo, geralmente essa modalidade de comunicação no trabalho ajuda a desenvolver conceitos como igualdade, respeito, colaboração e empatia na convivência entre as pessoas, favorece a cultura da inovação no ambiente organizacional e acontece de forma oral. 

Agora que você conhece alguns tipos de comunicação interna empresarial e a importância do fluxo de informações confiáveis para melhorar os processos de negócio e a convivência no ambiente organizacional, que tal experimentar o Proseia criando seu workspace? Clique aqui para criar seu ambiente agora!

Tudo em um único lugar, prático e sem enrolação!

1 / 4 2 / 4 3 / 4 4 / 4

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.