O home office, com certeza, veio para ficar para muitas empresas. Mesmo implementado “as pressas” durante o início da pandemia, muitos gestores perceberam os benefícios de adotar este modelo de trabalho e, assim, querem adotá-lo de forma permanente.
Contudo, para isso, é fundamental buscar formas de planejar uma adoção consciente, de forma que seja possível trazer melhores resultados e minimizar erros. E um dos pontos que merecem atenção é como melhorar a comunicação entre os membros que estão longe fisicamente.
Por isso vamos trazer 5 motivos pelos quais você deve trazer estratégias importantes nessa área. Boa leitura!
1. Aumento no engajamento dos times
Um primeiro ponto de vantagem é que quando há uma comunicação fluida, é possível potencializar o engajamento dos times. Os colaboradores conseguem opinar melhor sobre projetos, encontram menos gargalos para expressar dúvidas e, com isso, é possível ter maior participação de cada funcionário nos processos internos.
2. Ausência de ruídos de comunicação
Se os ruídos de comunicação já existem em um ambiente presencial, imagine quando está cada um em sua residência? Muitas dúvidas e questões passam a ter uma maior dificuldade em serem sanadas e, com isso, compromete-se a eficácia das ações.
Quando você investe em mecanismos de comunicação mais eficientes, como um aplicativo de comunicação interna, é possível acompanhar as trocas de mensagem em tempo real e, assim, caso fique alguma questão em aberto, solucioná-la de imediato.
3. Maior facilidade na realização dos trabalhos
Muitos trabalhos em empresas dependem de forte colaboração e contato entre funcionários. Por exemplo, o desenvolvimento de uma solução em TI é um desses casos, nos quais há uma forte demanda que profissionais de Devs e Ops conversem continuamente.
Em comunicações assíncronas, como e-mails, há um maior tempo de resposta e isso pode comprometer os prazos com os clientes. Por isso, um aplicativo que permite conversação imediata pode ser mais vantajoso.
4. Clareza nos objetivos
Todos os envolvidos nas tarefas estão em consonância com o que deve ser feito? Se há ruídos, isso pode trazer complicações futuras. Por isso, investir em comunicação permite nortear todos os envolvidos sobre os objetivos de determinada ação. Com isso, reduz-se erros que podem acontecer em uma atividade, minimizando as necessidades de refazer uma tarefa.
5. Melhoria do clima organizacional
Com comunicações mais claras e menos ruídos, o resultado são menos conflitos internos. Afinal, ocorre menos o famoso “disse não-disse”, que pode provocar percepções ruins e, até mesmo, brigas na empresa. Mesmo que isso não ocorra, o descontentamento de alguns pode prejudicar consideravelmente o clima organizacional da empresa.
E no home office temos ainda um agravamento disso: no ambiente presencial é possível sentir mais facilmente o descontentamento de um colaborador, pois podemos identificar mudanças de postura, por exemplo. Já no home office isso não fica tão claro.
Uma boa comunicação no home office permite potencializar uma série de pontos que estão diretamente ligados com melhores resultados na empresa. Por isso, não deixe de investir em soluções que podem ajudá-lo nisso.
Lembre-se que se antes tivemos uma adesão ao home office feita “às pressas”, agora podemos planejar melhor os passos e garantir melhores resultados. Por isso, invista em ferramentas e aplicações focadas para este fim.
Quais suas experiências e dúvidas com comunicação no home office? Conte para gente nos comentários.