As falhas na comunicação interna são capazes de destruir até o mais poderoso império! Elas afetam toda a estrutura do negócio, comprometendo, assim, a produtividade dos colaboradores e os resultados organizacionais.
A maioria dos gestores sempre busca inovação e novas estratégias para seus negócios. No entanto, eles esquecem a principal parte que é a efetivação de ações que evitem as famosas falhas na comunicação.
Neste post, resolvemos abordar as 10 falhas na comunicação interna que devem ser evitadas no ambiente corporativo. Gostou da ideia? Siga a leitura. Confira!
1.Não ter clareza sobre os processos
Quando um colaborador é contratado pela empresa, ele deveria ter uma orientação clara sobre todo o funcionamento da organização, o papel dos departamentos, a quem se reportar, a função de cada funcionário, bem como os procedimentos e regras a serem seguidas em benefício dos trabalhos.
No entanto, o que ocorre na prática é a falta de treinamento e esclarecimento dos processos organizacionais. Isso afeta, negativamente, a empresa provocando falhas graves de comunicação que leva ao baixo desempenho dos colaboradores e, inclusive, conflitos de informações no dia a dia.
2.Falta de integração entre os setores
É notório! A falta de integração entre os setores deixam as informações desalinhadas, uma equipe sem direção, sem objetividade e, sobretudo, atraso na entrega das demandas.
Será que existe solução? Claro! Você como um bom gestor deve, urgentemente, pensar nas alternativas. Veja algumas ideias interessantes!
- reúna os colaboradores para esclarecer o papel de cada departamento;
- estabeleça momentos com os funcionários para traçar estratégias e desenvolver ações coletivas;
- use ferramentas de comunicação adequadas para que os departamentos possam alinhar os objetivos e agilizar os processos;
- mantenha os funcionários informados sobre o que está acontecendo na empresa.
Percebeu serem questões simples que podem mudar o jogo? Tudo isso evita falhas na comunicação interna. Pense nisso!
3.Pouco conhecimento sobre os Stakeholders
Stakeholder é nada mais, nada menos que as pessoas estratégicas interessadas em seu negócio. Sendo assim, elas são impactadas por todas as ações positivas ou negativas que ocorrem em seu empreendimento.
Agora imagine se durante a trajetória do seu negócio ocorrer falhas de comunicação interna. É o mais puro fracasso. Na maioria das vezes, isso acontece porque o gestor não conhece o perfil dos seus parceiros, colaboradores e até fornecedores.
Portanto, evitar falhas na comunicação interna é saber se comunicar de maneira estratégica e adequada. Nesse sentido, o objetivo maior é manter os stakeholders motivados e, sobretudo, engajados com os resultados da organização.
4.Não fornecer feedbacks
Engana-se quem pensa que dá para evitar falhas na comunicação se tiver canais de comunicação em funcionamento. É mais que isso! Tudo depende dos esforços dos colaboradores e, inclusive, dos gestores, no sentido de alinhar as expectativas.
Mas, como fazer isso? É simples. Basta apostar em feedbacks constantes para ter o retorno sobre as ações desenvolvidas e, se for preciso, promover melhorias.
Portanto, o objetivo dessa estratégia é melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, manter um clima agradável entre equipe e gestores e, sobretudo, conquistar bons resultados para a organização.
5.Conflitos na cultura organizacional
Conflitos na cultura organizacional prejudicam a produtividade da equipe e estimulam as falhas na comunicação interna. Mas, como saber o porquê de sua organização está passando por essa situação? Se possível, responda às perguntas:
- sua empresa tem um canal oficial de informação?
- os funcionários recebem boletins ou informações acerca de mudanças na empresa?
Se a resposta for negativa, saiba que a solução mais simples e adequada é criar canais de comunicação apropriados, bem como aplicar uma metodologia de trabalho que promova o alinhamento dos processos e reduzam os ruídos na comunicação.
6.Comunicados em excesso
Como diz o ditado: “Nem oito e nem oitenta”. Mas, o que isso quer dizer quando estamos falando de falhas na comunicação interna? É simples. A maioria das organizações acredita que ter excesso de comunicação é suficiente. No entanto, o ideal é ter qualidade e, sobretudo, desenvolver espaços para o diálogo entre todos.
7.Não investir em boas ferramentas
É um erro grave não investir em ferramentas de comunicação. Elas servem para manter um fluxo constante de informações, bem como estabelecer o diálogo permanente entre os fornecedores, colaboradores e parceiros.
Dito isso, para atingir os resultados organizacionais, o gestor precisa implementar ferramentas adequadas para que as informações sejam acessíveis. Com o surgimento da tecnologia e a automação de processos, por exemplo, existem plataformas digitais que compartilham informações e arquivos de maneira incrível, facilitando a comunicação no dia a dia. Nesse sentido, o Proseia é uma excelente opção. É só testar!
8.Colaboradores sem autonomia
As organizações que mantém colaboradores sem vez e sem voz, ou melhor, sem autonomia, estão com seus dias contados. Esse tipo de estrutura jamais permite que a equipe contribua com suas ideias, nos processos internos e muito menos participe, ativamente, da formulação de estratégias e dicas valiosas. Portanto, isso representa falha na comunicação. Evite!
9.Processos burocratizados
A burocracia atrapalha o bom andamento das tarefas e, inclusive, ocasiona falhas na comunicação interna. Como assim? Por não ter métodos otimizados, isso prejudica o trabalho da equipe, levando à perda de tempo e atraso nas entregas.
Veja um exemplo típico de processo burocrático! Imagine que na sua empresa os colaboradores levam tempo para concluir tarefas porque dependem da aprovação de vários setores. Certamente, no decorrer do processo, algo pode se perder pelo “caminho”, além de impossibilitar o cumprimento dos prazos. Evite!
10.Uso de canais obsoletos
Todo gestor de sucesso entende ser preciso evitar canais de comunicação ou ferramentas obsoletas. Imagine o tradicional papel e caneta para desenvolver as tarefas internas. Isso é inadequado e ineficiente, pois não tem como editar as informações, além de gerar a maior confusão nos processos.
Por isso, o ideal é promover a comunicação por meio de plataformas colaborativas para facilitar a integração e o desenvolvimento das tarefas com êxito.
As falhas na comunicação interna devem ser evitadas no seu negócio. Uma solução inteligente é implementar plataformas digitais adequadas, pois, elas possibilitam a execução de serviços compartilhados que melhoram a produtividade e reduzem custos. O proseia, por exemplo, se encaixa nessa proposta. Sendo assim, é só focar no que importa para o seu empreendimento!
O que acha de evitar agora mesmo as falhas na comunicação interna na sua empresa? O Proseia é a solução mais adequada. Vem prosear. É gratuito!